Blog

Precisamos falar sobre Pluralidade Cultural

22.10.2018

Olhe ao ser redor e analise: quantas pessoas diferentes de você existem no seu bairro, cidade, estado e país? Observe e perceba: são várias etnias, religiões, manifestações culturais e amorosas, e infinitos fatores que nos tornam cidadãos únicos e uma nação diversificada e complexa. Chamamos isso de Pluralidade Cultural e ela será o assunto para o segundo desafio do Mitou na Rede.

 

 

Para começar: o que é PLURALIDADE CULTURAL?

 

Para explicar o que é pluralidade cultural (também chamada de pluralismo cultural) buscamos como referência o Parâmetro Curricular do MEC que fala sobre o assunto. De acordo com o arquivo, a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países, e a pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das diferenças.

 

Essa valorização não significa aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitar. E já que o Brasil é um país riquíssimo, com características culturais distintas em cada região, por que na sua cidade seria diferente? Ou ainda, por que não respeitar e valorizar aquilo que torna o nosso país único?

 

 

Fonte: Parâmetro Curricular do MEC sobre Pluralidade Cultural

 

Ainda segundo o material disponibilizado pelo MEC, cultura é definida como algo que é produzido pelos grupos sociais (pessoas) ao longo das suas histórias, por meio das suas construções de subsistência, organização da vida social e política, relações com o meio e com outros grupos, produção de conhecimentos, crenças, valores, etc.

 

Uma vez que esses processos são únicos e dependem de diversos fatores, cada cultura é diferente da outra. Por isso, nós também dizemos que a pluralidade de culturas de um povo envolve diversos aspectos: históricos, antropológicos, sociais, geográficos e civis, por exemplo.

 

 

 

 

Qual a tarefa, mesmo?

 

Agora que você já tem uma boa introdução sobre o que é Pluralidade Cultural, pedimos que você use esses conhecimentos para ampliar as suas pesquisas e procurar entender mais sobre o assunto. Lembre-se: a sua cidade e bairro com certeza possuem uma cultura local rica e única, com diversos aspectos que ilustram tudo o que falamos sobre o assunto. Procure estudar sobre ela: literatura e eventos locais, datas comemorativas ou qualquer outro tipo de especificação que mostre como a cultura do local onde você vive se manifesta.

 

Depois, é hora de colocar as ideias no papel e #partiu #gravar?

 

 

 

2ª PROVA DO MITOU NA REDE!

 

O que: gravar um vídeo sobre PLURALIDADE CULTURAL.

Prazo: dia 02/11/2018

Link da tarefa: https://www.mitounarede.com.br/tarefas

Dica: Não queremos que você faça um vídeo sobre o que é pluralidade cultural. Queremos que você use esse assunto para fazer um vídeo que ilustre isso. Seja criativo.

Observação: não vamos tolerar nenhum tipo de discurso de ódio. Respeite as diferenças!

 

Nossa fonte de pesquisa (não precisa ser a sua): Portal MEC

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf