Blog

É hora de fazer você mesmo!

19.11.2018

 

 

Você já ouviu falar nos 4 R’s da Sustentabilidade? Eles são as 4 medidas básicas para quem quer mudar as suas atitudes e contribuir para um futuro mais verde: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Hoje estamos aqui para falar sobre um deles: REUTILIZAR!

 

 

Depois da febre do DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo em português), a palavra reutilizar entrou no gosto do povo e o que não falta para nós são inspirações de como coisas velhas podem virar novas. E o DIY nos mostra justamente isso: uma forma de adaptar objetos que já não são mais usados e seriam descartados, encontrando uma nova forma de utilizá-los de maneira inteligente e multifuncional.

 

Aliás, é porque pensamos no futuro e queremos um lugar melhor para todos nós que escolhemos esse assunto como tema da nossa próxima tarefa para o Mitou na Rede. Mas, antes, queríamos te mostrar algumas ótimas ideias de como reutilizar alguns materiais:

 

 

Canudos

Pinte os canudos com spray e, com o auxilio de um barbante, transforme-os em lindos objetos de decoração.

 

 

Jeans velhos

Tem uma calça velha? A melhor opção é doar para alguém, sempre. Mas vamos supor que ela esteja rasgada e inutilizável. Nesse caso, você pode aproveitar os bolsos e transformá-los em um porta-celular para quando for carregá-lo:

 

 

Paletts

Os paletts sãos os “queridinhos” dos decoradores: além de serem objetos de decoração, podem virar belíssimos móveis rústicos:

 

 

Garrafas Pet

E já que mostramos um jardim, já parou para pensar que as garrafas pet que você usa em casa podem servir como vasos para plantas?

 

 

Pneus

Aliás, pneus também podem ser muito úteis (este exemplo não é tão simples, mas o resultado e as inúmeras utilidades valem a pena no final).

 

 

 

Como mesa de centro...

 

... ou para suporte de plantas...

 

 

...e até como cama para o cachorro (ou gato).

 

Rolhas

Voltando para exemplos mais simples, as rolhas podem virar tábuas para pratos ou panelas quentes.

 

 

Agora que você tem várias ideias, chegou a sua vez de nos contar diferentes formas de reutilizar objetos. Esta é a última tarefa da gincana, por isso, capriche!

 

 

O que: gravar um vídeo com um DIY reutilizando objetos inutilizados.

Prazo: dia 30/11/2018

Dica: Seja criativo e lembre-se de que a ideia dessa tarefa é dar novas utilidades para objetos que iriam para o lixo (ou ficariam guardados acumulando pó).