Blog

Como será o posto do futuro?

05.11.2018

É natural do ser humano pensar no futuro e em como a vida será daqui a alguns anos. Temos certeza que até você já parou para pensar nisso! Se não, este é o momento, porque estamos trazendo para você a terceira tarefa do Mitou na Rede. E já que a Rodoil é uma distribuidora de combustível, queremos saber: como você acredita que serão os postos no futuro?

 

 

Para começar de algum lugar, trouxemos algumas tendências que a revista Exame apontou e que podem ser úteis para começar a sua pesquisa:

 

1 - Espaço de conveniência multifuncional

Talvez esta ideia não seja tão futurística assim, mas é uma tendência que pode dar certo. Afinal, cada vez mais os postos estão evoluindo os seus espaços de conveniência e inserindo diversos serviços: restaurantes, drogarias, lavanderias, etc.

 

 

2 - Conectividade entre carros e postos

Os APPs estão mudando o mundo e tornando a nossa vida mais fácil, por isso não poderíamos deixar essa tecnologia de fora dessa. Uma das tendências que a Exame trouxe foram as possibilidades de conectar carros de forma mais inteligente, alertando os motoristas sobre manutenções e outras demandas do veículo, bem como indicando um posto de gasolina próximo que ofereça os serviços necessários. Além disso, também podemos esperar por formas de pagamento automatizadas.

 

 

3 - Postos mais sustentáveis

Aqui, no Brasil, a preocupação ambiental dos donos de postos costuma estar mais ligada ao medo e à preocupação de ser multado. Em outros países, a realidade é outra. Por isso, a tendência é que se crie a consciência natural em relação aos cuidados com o mundo. Esperamos que logo essas questões sejam vistas como investimento e não apenas como custo.

 

Além disso, hoje já existem tecnologias como tampas herméticas e bombas com recuperação de vapores que evitam a contaminação do solo, da água e do ar. Em alguns países, os postos já estão utilizando painéis de energia solar para suprir os estabelecimentos com energia elétrica limpa e renovável.

 

 

4 - Carros elétricos

Não sabemos se isso vai acontecer mesmo, mas caso vire uma realidade acessível a todos, a tendência é que esses veículos precisem de reabastecimentos. A carga completa de um veículo elétrico pode ser um processo longo e demorado, mas existem tecnologias para cargas rápidas e parciais, que poderão ser oferecidas em postos de combustível.

 

 

E qual a visão da Rodoil, como distribuidora, para o futuro dos postos?

 

Acreditamos que, no futuro, os postos deverão oferecer experiências para os seus clientes, deixando de ser um lugar de passagem para se tornar um lugar de destino.

 

 

E no que você acredita? A ideia dessa tarefa é que você pare, reflita sobre o futuro e nos conte: como você acha que serão os postos no futuro? Pode ser um futuro próximo ou mais distante. Use a imaginação, ou se preferir pesquise tendências e entregue uma resposta embasada.

 

 

O que: gravar um vídeo sobre como você e a sua equipe acreditam que serão os postos do futuro.

Prazo: dia 16/11/2018 dentro da tarefa no portal.

Dica: Você não precisa pensar em uma tendência real, pode usar a imaginação e deixar a criatividade rolar.